Sabrina Pena vai disputar o Pan-Americano de Cross Country em El Salvador

Atleta de Apucarana competirá neste sábado em La Libertad

Destaque da equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana nos últimos anos, a jovem atleta Sabrina Gabrieli Pena, 18, participará neste sábado (24/02) na cidade de La Libertad, em El Salvador, da 5ª edição do Campeonato Pan-Americano de Cross Country. A competição tem início às 17 horas de Brasília (14h no horário local), com Sabrina representando a Seleção Brasileira na categoria sub-20 na prova de 6 quilômetros.

A Seleção Brasileira na mesma prova contará com a presença das atletas Luize Rosa Braga, de Brasília; Kauane Rebeca Joaquim, de Londrina; e Helena Mees Valério, de São José dos Pinhais.

Essa será a segunda participação de Sabrina no cross country. Na primeira disputa foi vice-campeã da Copa Brasil em prova realizada no final do mês de novembro do ano passado em Poços de Caldas-MG, com o tempo de 27’03”. Devido a esse resultado a atleta que representa Apucarana se classificou para o 5º Pan-Americano, que definirá os representantes do Brasil no Mundial que acontecerá no dia 30 de março em Belgrado na Sérvia.

“A Sabrina tem conquistado bons resultados no atletismo e pela primeira vez competirá fora do país. A torcida é grande para que ela alcance uma boa colocação neste final de semana em El Salvador, contando com o incentivo do prefeito Junior da Femac”, destaca o secretário municipal de Esportes, Tom Barros.

Além do bom resultado alcançado em 2023 em Poços de Caldas, Sabrina também foi destaque em Cascavel no Campeonato Paranaense nas provas de 800m e 1.500m pelas categorias sub-20 e sub-23. Na categoria sub-20, ela faturou prata nos 800m e bronze nos 1.500m. Já na categoria sub-23 obteve a primeira colocação nas provas de 800m e 1.500m.

A 5ª edição do Campeonato Pan-Americano de Cross Country reunirá 100 atletas, sendo 54 homens e 46 mulheres, representando 12 países. O Brasil terá 21 competidores, sendo 11 no feminino e 10 no masculino.