Vestus Cheboi e Amanda Oliveira vencem a 61ª Prova Pedestre 28 de Janeiro

Competição realizada nesse sábado teve a presença de 4.500 atletas

Os atletas Vestus Cheboi, do Quênia, e Amanda Aparecida Oliveira, de Mercês-MG, foram os vencedores nesse sábado (27/01) da corrida de 10 quilômetros na 61ª edição da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro, competição que fez parte das comemorações dos 80 anos de Apucarana e que reuniu 4.500 corredores, recorde de inscritos.

Agenciado pelo ex-atleta Moacir Marconi, o Coquinho, Cheboi completou a prova de 10 quilômetros, com o tempo de 28’56”. O atleta do Quênia passa por uma boa fase na carreira. No ano passado, ele foi campeão da Maratona de São Paulo e da Maratona de Porto Alegre e no início do mês de janeiro nesse ano obteve a terceira posição da Corrida de Reis em Cuiabá-MT.

O segundo colocado foi Josephat Gisemo, da Tanzânia, com o tempo de 29’26”, seguido por Moses Kibet, de Uganda (29’33”), Altobeli Santos da Silva (30’32”) e Walace Evangelista Caldas (30’38”).

Na prova feminina de 10 quilômetros, a mineira Amanda Oliveira foi campeã com o tempo de 34’28”. “Em 2022 terminei a prova em quarto lugar e na época já fiquei satisfeita. Agora a felicidade foi completa conseguindo a primeira posição ficando na frente de grandes nomes do pedestrianismo”, disse Amanda, que está no esporte há 10 anos.

A angolana Felismina Cavela, naturalizada brasileira, ficou em segundo lugar com o tempo de 35’21”, seguida pela argentina Marcela Cordeiro (35’44”), pela queniana Faridad Chelanga (36’42”) e pela paranaense Renata Moreno dos Santos (37’25”).

“Foi lindo ver o mar de atletas competindo em Apucarana e com a prova superando todas as expectativas. Batemos o recorde de participantes somando as três corridas, tivemos oito atletas do exterior e com a nossa Vinteotinha ultrapassando mais de 800 corredores. Foi uma festa incrível e digna para comemorarmos o 80º aniversário da cidade”, destaca o prefeito Junior da Femac.

“Acompanhamos um belo espetáculo desde o início da Vinteoitinha e passando depois pelas provas de 5 e 10 quilômetros. Com certeza foi uma competição inesquecível pelo alto nível dos competidores. Agradeço ao prefeito Junior da Femac, a equipe da Secretaria de Esportes e a todos que ajudaram na realização desse maravilhoso evento”, frisa o professor Tom Barros, secretário de Esportes.

Na prova de 10 quilômetros os melhores apucaranenses foram: masculino – 1º) Edson Emídio (7º geral); 2º) Geison Souza (16º); 3º) Allan Jhones Piva (24º); 4º) Renan Tanaka (32º) e 5º) Luís Cláudio de Freitas (33º).

Feminino – 1º) Claudete Pinheiro Biz (21º); 2º) Lourdes Maria de Jesus (22º); 3º) Flavia Santos (31º); 4º) Cleide da Silva (32º); e 5º) Jéssika Cunha (38º).

PROVA DE 5 QUILÔMETROS – O curitibano Fábio Ramos dos Santos, com o tempo de 15’43”, foi o primeiro colocado na prova de 5 quilômetros, seguido por Cezidio Neto, Eder Oliveira, Francisco Luiz Viana Neto e Anderson Rezende dos Santos.

No feminino a classificação ficou assim: 1º) Franciele Maria de Oliveira da Silva (Astorga), com o tempo de 18’24”, 2º) Kauane Joaquim; 3º) Keroly Achilles; 4º) Bruna Bueno de Araújo; e 5º) Sabrina Gabrieli Pena (Manguari).

De Apucarana os melhores colocados no masculino foram Roberto Carlos Francisco de Souza (1º), Luiz Henrique Pereira (2º), Matheus Vilsinski (3º), Schubert Erbusto Pereira (4º) e Hilário Caldeira Neto (5º).

No feminino, Madelaine Gomes da Silva (1º), Jéssica Lima Vitor (2º), Marli Silva Miquelão (3º), Larissa Correia Cilião (4º) e Simone Aparecida Claro (5º).

Prestigiaram a 61ª Prova 28 de Janeiro o atleta olímpico Zequinha Barbosa, os vereadores Luciano Augusto Molina Ferreira, Rodrigo Lievore, Tiago Cordeiro de Lima, Luciano Facchiano, Mauro Bertoli, Toninho Garcia e Mário Felipe, secretários municipais, apoiadores, parceiros, empresários e demais autoridades.

A competição nesse ano contou com apoio do Governo do Paraná, Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sanepar, Acia, Unimed, Facnopar, Construtora Hirose, Unifrango, Aiqfome, FAP, Farmácia Panvel, Ired Internet, Nos Energy Drink, Supermercados Condor, Vitamínica Multiclínica, Armazém Nelore Espetos e Choperia, Geração Modas e Acessórios, além da parceria do Jornal Tribuna do Norte, Rede Massa/SBT, 98 FM, Água Viva FM, Rede de Rádios FM 94,5, Rádio Cultura FM, Rádio Nova AM, Rádio Terra Nativa FM, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), 10º Batalhão da Policia Militar (BPM), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu e Autarquia Municipal de Saúde (AMS).