Com homenagens e atletas de elite, 61ª Prova 28 de Janeiro é lançada no Senac

Tradicional corrida pedestre acontecerá neste sábado

Numa noite de festa, homenagens e com a presença de atletas de elite, foi lançada nessa quinta-feira (25/01), no auditório do Senac, em Apucarana, a 61ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro. A tradicional competição faz parte das comemorações dos 80 anos da cidade e que nesse ano vai contar com a participação de 4.500 atletas, com recorde de inscritos.

As atividades da corrida neste sábado (27/01) começam às 14 horas, com um aulão de dança. Em seguida, a partir das 15h30, será dada a largada da 24ª “Vinteotinha”. Às 19 horas, ocorre a prova de 5 quilômetros e às 20h15, será disputada a corrida de 10 quilômetros. Todas as largadas serão em frente da agência do Banco Bradesco.

O lançamento teve a presença dos corredores africanos Moses Kibet (Uganda), Josephat Gisemo (Tanzânia), Vestus Chemjor e Faridad Chelanga (Quênia), que são agenciados pelo ex-atleta Moacir Marconi, o Coquinho; do mineiro Franck Caldeira, campeão da São Silvestre de 2006, do paranaense Edson Emídio, da Secretaria Municipal de Esportes de Apucarana/30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, quinto colocado na “28” do ano passado, dos atletas da equipe Pé Vermelho e da FIT Runners e dos jovens competidores da Secretaria de Esportes de Apucarana.

“A Prova 28 é muito importante e relevante do nosso pedestrianismo, uma competição que faz parte do calendário nacional e que conta com muitos atletas de elite, brasileiros e de outros países. A prova é o ápice, é o ponto alto de todo um trabalho em Apucarana que tem as corridas de rua das escolas municipais e a escolinha de atletismo, revelando assim novos talentos para o esporte. Tenho certeza que a prova será maravilhosa comemorando os 80 anos da nossa cidade”, destaca o prefeito Junior da Femac.

“Foi uma alegria muito grande poder participar do lançamento da Prova 28 de Janeiro, uma corrida icônica para Apucarana e destacando que teremos ainda a Vinteotinha também com recorde de participantes, entre crianças e adolescentes, são mais de 800 atletas. Parabenizo a equipe da Secretaria de Esportes e o prefeito Junior da Femac, que não pouparam esforços para que nós tenhamos uma prova bem organizada e que os atletas sejam bem vindos”, frisa o presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina.

“Estamos felizes com a realização da prova e acredito que Apucarana fará uma linda festa para todos os participantes. A nossa cidade apóia e oferece o melhor para os atletas e agradeço a minha equipe de trabalho que conseguiu preparar todo esse evento. Realizaremos uma prova épica, uma competição com atletas internacionais, também com nomes de destaque no país e claro com os vários representantes do nosso município”, disse o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

Durante o lançamento num momento de muita emoção foram homenageados o empresário Luiz Hirose, o atleta Paulo Roberto de Almeida Paula e a ex-corredora Eva Batista Dias de Campos. Os três receberam placas de honra ao mérito e foram muito aplaudidos.

Hirose é empresário no ramo da construção civil, economista, administrador de emprese e grande incentivador do esporte apucaranense. Paulo Roberto foi vice-campeão da Prova 28 em 2007, tem vários pódios na mesma competição e disputou os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, de 2016 no Rio de Janeiro e de 2021 em Tóquio. Já Eva é tricampeã da corrida apucaranense em 1976, 1977 e 1978. Foi a primeira vencedora da prova feminina da “28” e na época defendia o Clube Olímpico, de Maringá.

Também estiveram presentes no lançamento os vereadores Rodrigo Lievore e Tiago Cordeiro, os secretários municipais Jossuela Pirelli (Assistência Social), Gentil Pereira (Meio-Ambiente), Gerson Canuto (Agricultura), Maria Agar (Cultura e Turismo), Sueli Pereira (Fazenda), Denise Canesin (Mulher e Assuntos da Família), José Airton de Araújo, o Deco (Aserfa), Ivan Silva (Idepplan), Carlos Mendes (Trânsito), os superintendentes José Marcelino da Silva, o Grillo (Esportes), Emerson Garcia (Assistência Social), Odarlone Orente (Saúde) e Ana Paula Cunha (Educação), o ex-prefeito Voldimir Maistrovicz, o Mirão, o capitão Gutemberg, do 30º BIMec, o 1º tenente Thiago Luiz, do 10º BPM, o diretor da FAP, Kleber Andolfato, o diretor da Unifrango, Roberto Pelle, o gerente executivo do Senac, Lucas Salvalaggio, o gerente executivo do Sesc, Ronaldo Romani Ficagno, o diretor da Acia, Jian Papa, o empresário Sérgio Kowalski, da Nos Energy Drink e demais autoridades.

Uma realização da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Esportes, a 61ª Prova Pedestre 28 de Janeiro conta com apoio do Governo do Paraná, Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sanepar, Acia, Unimed, Facnopar, Construtora Hirose, Unifrango, Aiqfome, FAP, Farmácia Panvel, Ired Internet, Nos Energy Drink, Supermercados Condor, Vitamínica Multiclínica, Armazém Nelore Espetos e Choperia, Geração Modas e Acessórios, além da parceria do Jornal Tribuna do Norte, Rede Massa/SBT, 98 FM, Água Viva FM, Rede de Rádios FM 94,5, Rádio Cultura FM, Rádio Nova AM, Rádio Terra Nativa FM, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), 10º Batalhão da Policia Militar (BPM), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu e Autarquia Municipal de Saúde (AMS).