Apucaranenses disputam Copa Internacional de Kung Fu

Competição será neste domingo em Santa Bárbara do Oeste-SP

Os atletas Lucas Emanuel de Lima Dias, 14, Isabel Cristina Ferrarezi Cardoso, 12, e Kemilly Karolinny da Silva Nascimento, 13, da Escola Chen Tai Chi de Apucarana, participam neste domingo (26/11), a partir das 9 horas, no Centro Esportivo Municipal Djaniro Pedroso, em Santa Bárbara do Oeste-SP, da 19ª edição da Copa Brasil Internacional de Kung Fu.

A competição será desenvolvida nas categorias masculina e feminina e terá disputas de taolus (formas), de kung fu tradicional, wushu competitivo (moderno), tai chi chuan, combate sanda (boxe chinês) e shuai jiao, com a presença de atletas de todo o país.

“Os três atletas que competem no domingo começaram a praticar kung fu realizando os treinos nas escolas municipais de Apucarana. Eles são jovens, mas já conquistaram muitos títulos para a nossa cidade. Nesse ano de uma forma geral os atletas da Escola Chen Tai Chi conseguiram excelentes colocações e novos talentos apareceram no esporte”, disse o professor Abel Cezar Cândido Bento.

“O kung fu hoje é um esporte muito forte em Apucarana e tem alcançado ótimos resultados para o município, num trabalho que é feito com seriedade e muito carinho pelos professores da modalidade”, destaca Tom Barros, secretário municipal de Esportes de Apucarana.

Os jovens Lucas, Isabel e Kemilly iniciaram na modalidade quando estudavam nas escolas João Antônio Braga Cortês, Durval Pinto e Luiz Fernando de Araújo Pereira, respectivamente. Hoje, eles estudam nos colégios estaduais Polivalente, Alberto Santos Dumont e Antônio dos Três Reis de Oliveira.

COMPETIÇÃO EM CAMBIRA – No último dia 12 a equipe da Escola Chen Tai Chi foi destaque no Campeonato Regional da modalidade, realizado no Ginásio de Esportes Eros Boscardin Torres, em Cambira, conquistando 61 medalhas, com 41 de ouro, 16 de prata e 4 de bronze.

“O campeonato aconteceu em várias categorias com os atletas competindo no Taijiquan, Wushu Taolu Esportivo e Tradicional. Foi uma disputa de alto nível, com o Wushu Open fechando a temporada esportiva regional de 2023 em grande estilo. A equipe de Apucarana foi representada por 25 atletas”, frisa Abel.

Além de Apucarana, também participaram atletas de Cambira, Arapongas, Jandaia do Sul, Floraí, Maringá, Mandaguari, Marilândia do Sul e Marialva, com o evento sendo organizado pela Associação Shizuka de Kung Fu Wushu e Academia MRS de Artes Marciais Chinesas, tendo o apoio da Federação Paranaense de Kung Fu e Prefeitura de Cambira.