Undime-PR orienta municípios durante seminário estadual

Organizado pela secretária apucaranense Marli Fernandes, o evento reuniu representantes de mais de cem cidades do Paraná

Cerca de 400 gestores e técnicos de secretarias municipais de educação do Paraná estiveram reunidos, na última terça (24) e quarta-feira (25), em Curitiba, para debater as Políticas Educacionais no contexto atual. O seminário foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), cuja presidente é a secretária de ensino apucaranense Marli Fernandes.

As principais palestras abordaram a formação docente no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo, a avaliação, a organização do ensino, o direito digital, as compras públicas, a prestação de contas e o papel do Ministério Público.

“O objetivo do seminário foi promover a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas quanto às normativas e ao uso dos recursos da educação. Nós ficamos muito felizes em ver que mais de cem municípios atenderam ao nosso chamado. A prioridade é a defesa do ensino público com qualidade social,” disse Marli Fernandes.

O secretário estadual de educação, Renato Feder, fez questão de passar pelo local e conversar com os participantes. Ele destacou o forte compromisso do governador Ratinho Junior com a educação e elencou as ações pedagógicas que estão sendo implementadas pela SEED-PR para apoiar os professores em sala de aula, como a Avaliação de Fluência em Leitura, a Prova Paraná, o Projeto Tutoria e o Programa Presente na Escola.

O prefeito Junior da Femac destacou a representatividade de Apucarana. “Desde que a secretária Marli assumiu a presidência da Undime-PR, ela tem participado dos principais debates sobre educação e levado a experiência da nossa cidade para as diversas regiões do estado e do país. A aceitação das propostas e projetos apucaranenses é sempre ótima, demonstrando que estamos no caminho correto,” afirmou.

Participaram também do seminário da Undime-PR, a presidente estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Ana Lúcia Alves; a secretária municipal de educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; o representante da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Jair Bombonato; a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR), Elaine Benato; o coordenador geral de tecnologia e inovação do Ministério da Educação, Alexandre Mathias Pedro; o promotor de justiça da Comarca de Almirante Tamandaré, Márcio Soares Berclaz; entre outras autoridades.