Projeto de Educação para o Trânsito leva normas de segurança aos alunos da rede municipal

Grupo de Patrulhamento Escolar percorre 36 escolas da rede ensinando as regras de tráfego seguro alunos do 4º e 5º anos (Fotos: Profeta)

Se quisermos formar motoristas mais conscientes para o futuro, precisamos ensinar as regras de trânsito o quanto antes para as crianças. Além disso, os pequenos circulam diariamente pelas ruas como pedestres, ciclistas e passageiros em automóveis, motocicletas e ônibus.

Pensando nisso, a Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal de Apucarana renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto Educação para o Trânsito nas 36 escolas da rede municipal.

Até o final de setembro, o Grupo de Patrulhamento Escolar Municipal (GPEM) vai percorrer as unidades e ensinar as regras e normas de tráfego seguro a mais de 1700 alunos de 4º e 5º anos.

“Os principais temas abordados serão a importância do cinto de segurança e do capacete, o uso do celular na direção, o respeito à sinalização e a travessia na faixa de pedestres. Para que as lições fiquem bem lúdicas, nós adaptamos alguns equipamentos como um semáforo luminoso e uma cadeira giratória com cinto acoplado,” detalha o comandante da Guarda Municipal de Apucarana, Alessandro Carletti.

A aula inaugural do projeto foi realizada, na manhã de hoje (3/8), na Escola Municipal Albino Biacchi. A secretária de educação, Marli Fernandes, explica que a conscientização sobre o trânsito integra o currículo escolar do ensino fundamental. “Esse tema faz parte dos conteúdos complementares previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A parceria com a Guarda Municipal existe desde o ano passado e leva profissionais que têm propriedade no assunto para as salas de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico,” afirma.

Uma cartilha foi especialmente elaborada para dar suporte ao curso. “Os alunos poderão levá-la para casa e compartilhar o material com toda a família. As crianças são excelentes multiplicadoras do conhecimento,” acrescenta a secretária.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, Major Roberto Coelho, afirma que o projeto Educação para o Trânsito vai contribuir para a prevenção de acidentes. “A principal causa dos sinistros que nós atendemos está na imprudência dos motoristas, que não tiveram essa formação quando pequenos. Eu aprecio a iniciativa da Autarquia de Educação e da Guarda Municipal e torço para que o curso seja expandido nos próximos anos para as demais séries, abrangendo desde a Educação Infantil”.