Profissionais da Educação participam de formação continuada em Apucarana

O número de servidores da rede municipal de ensino é de aproximadamente 1,5 mil.

Os professores, diretores, coordenadores, assistentes infantis, secretários, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e estagiários da rede municipal de ensino participam, de 24 a 28 de julho, da segunda Semana Pedagógica de 2017. O evento visa à formação continuada dos profissionais e o replanejamento para a volta às aulas.

Os principais temas das palestras são as dificuldades na aprendizagem, a alfabetização e o letramento, o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental I, a afetividade, o empreendedorismo, a avaliação dos alunos, a relação da matemática com outras áreas do conhecimento, a educação para a vida, a musicalização e a análise do currículo escolar por disciplina para 2018.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, destaca a importância desses momentos. “O aperfeiçoamento dos conhecimentos e saberes é necessário porque a sociedade vem se transformando rapidamente e as escolas precisam lidar com gerações interativas, inquietas e tecnológicas,” afirma.

Em 2017, o número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino ultrapassa 11 mil e o número de profissionais responsáveis pela formação escolar delas é de aproximadamente 1,5 mil.

“Devido ao grande número de servidores, eles foram divididos em grupos que participarão das palestras segundo as áreas de atuação,” detalha a secretária. Há turmas no Cine Teatro Fênix, no polo da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Serviço Social da Indústria (Sesi) e no prédio da própria Autarquia Municipal de Educação.

O segundo semestre letivo começa nesta terça-feira (25/7) nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Já a volta às aulas nas Escolas está programada para a próxima segunda-feira (31/7).