Prefeito Junior da Femac participa de encontro entre professores das redes municipais e estadual de educação

Realizada no Cine Teatro Fênix, a atividade envolveu mais de 400 participantes das dezesseis cidades da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Apucarana. (Fotos: Josias Pinto)

O prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes participaram, hoje (29/3), no Cine Teatro Fênix, de um encontro de interação entre os professores do 5º, 6º e 9º anos do ensino fundamental. A atividade foi organizada pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana, envolvendo as dezesseis cidades da sua área de abrangência.

O objetivo, segundo a chefe do NRE, Cristiane Pablos Rossetti, é fomentar a troca de experiências entre as redes municipais e estadual de ensino. “Isso é de suma importância, pois nós só conseguiremos fazer com que a engrenagem da educação funcione adequadamente a partir do aprofundando técnico e do compartilhando das melhores práticas”, afirmou.

Os temas abordados foram a implementação da Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular do Paraná e o desenvolvimento das Provas Paraná e Brasil. “Essas avaliações são instrumentos de diagnóstico bastante ricos, que permitem aos educadores constatar onde estão as maiores dificuldades de aprendizagem dos alunos e desenvolver uma dinâmica diferenciada para a superação delas”, disse a secretária municipal de educação, que também é presidente da seccional paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac, por sua vez, destaca o fato de Apucarana ter sido escolhida a sede do encontro. “A educação é uma coisa contínua, os alunos passam pela rede municipal e depois vão para a estadual. Por isso, o diálogo entre os profissionais das duas etapas tem que existir. Os alunos do 5° ano das escolas municipais apucaranenses conquistaram a melhor nota do Paraná na última edição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Acho que a escolha da nossa cidade para sediar o evento de hoje demonstra que o Núcleo Regional de Educação quer assimilar o que há de melhor no ensino municipal para fazer a continuidade na rede estadual.”