III Sarau de Poesias das Escolas Municipais

Projeto estimula leitura, escrita e oralidade dos estudantes desde a Pré-Escola até a Educação de Jovens e Adultos (Fotos: Profeta)

Os alunos da Rede Municipal de Ensino estão encantando pais, professores e amigos com apresentações de poemas no Cine Teatro Fênix.  O Sarau de Poesias das Escolas começou ontem (16) e vai até quinta-feira (18).

O projeto foi criado pela Autarquia Municipal de Educação para estimular a leitura, a escrita e a oralidade dos estudantes – desde a Pré-Escola até a Educação de Jovens e Adultos. O Sarau de Poesias já está na terceira edição e os resultados são surpreendentes.

Desde fevereiro, professores das 37 escolas municipais vêm apresentando aos alunos obras de diversos poetas. As crianças aprenderam o que é lirismo, rima, verso e estrofe. Em outras palavras, começaram a familiarizar-se com a linguagem poética.

Cada aluno, então, elegeu o poema de sua preferência para declamar em um recital organizado pela própria instituição de ensino. A melhor apresentação da escola está sendo reexibida esta semana no Cine Teatro Fênix, onde os pequenos concorrem ao título de destaque da Rede Municipal.

Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Pedro Bandeira, Sérgio Capparelli, Elias José, Ruth Rocha, Roseana Murray e José Paulo Paes são alguns dos autores escolhidos pelos estudantes.

“O Sarau de Poesias é um projeto de literatura que ajuda as crianças a se tornarem mais desinibidas, na medida em que elas sobem ao palco, enfrentam a plateia, interpretam e trabalham a entonação de voz. A cada edição, as apresentações ficam melhores. Parabéns às crianças pelo esforço e também às equipes das escolas pelo brilhante trabalho que fizeram,” congratulou a secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes.

Foram eleitos como destaques da primeira noite de apresentações do Sarau de Poesias, os alunos Pedro Henrique Martins, do 2º ano, da Escola Municipal Gabriel de Lara; Giovana Pereira Nunes, do Pré I, da Escola Municipal Luiz Carlos Prestes; e Geovanna Vitória de Oliveira Nunes Dizero, do 2º ano, da Escola Municipal José de Alencar. Eles recitaram respectivamente os poemas Retrato, de Cecília Meireles; Casa, de Vinícius de Moraes; e O Relógio, também de Vinícius de Moraes.

A emoção dos familiares fica evidente na fala de Osvaldo Dizeró, pai da aluna Geovanna Vitória. “Filha, você está de parabéns! Papai e mamãe têm muito orgulho de você,” cumprimentou ele.