II Noite da Mulher Educadora

A Autarquia Municipal de Educação realizou, ontem (09/03), no Cine Teatro Fênix, a II Noite da Mulher Educadora, um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher que foi comemorado na última na terça-feira.

Maior departamento da administração pública municipal, a AME conta atualmente com 1.473 servidores em seu quadro de funcionários, sendo que 93% destes são mulheres.

“Sem o trabalho delas, a educação dos alunos apucaranenses não seria possível. Por isso, realizamos essa cerimônia para demonstrar o respeito e a admiração que sentimos pelas nossas diretoras, coordenadoras, orientadoras, secretárias, zeladoras e merendeiras, mulheres que muitas vezes deixam seus filhos em casa para dedicarem-se à formação de outras crianças,” explicou a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes.

educadoras-profeta-5

Durante o mês de fevereiro, os servidores das 37 escolas e 23 CMEIs municipais escolheram, entre suas colegas de trabalho, uma mulher que representaria a sua unidade de ensino. Os critérios para a seleção foram variados, como a funcionária mais antiga, a mais carismática, entre outros.

Por votação, os 1.473 servidores ainda elegeram a secretária Marli como profissional destaque da rede municipal de educação. “Eu fiquei surpresa de ter sido a escolhida porque nós temos muitas servidoras com bastante tempo de serviço e que fazem trabalhos fantásticos em suas áreas. Foi emocionante,” afirmou.

educadoras-profeta-13

As selecionadas receberam, na noite de ontem, uma placa de honra das mãos do prefeito Beto Preto. “Já é o segundo ano que realizamos esse ato, sempre em clima festivo, demonstrando que as servidoras da educação, com garra e alegria, fazem a diferença e levam uma vida melhor para as nossas crianças. Viva a mulher apucaranense!” felicitou.

A plateia proporcionou um espetáculo à parte na noite de ontem, levando para o Cine Teatro Fênix cartazes, faixas, apitos e cornetas para comemorar juntamente com as suas candidatas preferidas.

Além das servidoras da rede municipal de educação, algumas personalidades da sociedade apucaranense também foram homenageadas: a primeira dama do município, Adriana Gonçalves (representada no ato pelo prefeito Beto Preto); a esposa do vice-prefeito Júnior da Femac, Carmem Lúcia; a vereadora Aurita Bertoli; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Ballan Sardinha (representada no ato pela professora Maria dos Anjos); a diretora geral do Hospital da Providência, Irmã Geovana Aparecida Ramos; a Secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado; a Secretária Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar Borba Ferreira; a Superintendente do Centro da Juventude, Jossuela Pirelli Pinheiro; e a representante dos servidores da Prefeitura de Apucarana, Rosa Alexandre da Silva.

As mulheres presentes ainda foram contempladas com botões de rosa e apresentações artísticas, proporcionados por parceiros da Autarquia Municipal de Educação – a Academia de Música Johann Sebastian Bach, a Academia de Dança Adriana Silva, e a AKA Academia de Artes Marciais.