Formatura do Proerd reúne 1350 alunos da rede municipal de ensino

Desenvolvido por policiais militares junto às turmas do 5º ano, o programa orienta as crianças sobre os malefícios das drogas para a saúde e as ensina a resistir às pressões para entrar na criminalidade (Fotos: Profeta)

Cerca de 1350 alunos da rede municipal de ensino concluíram este ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura foi realizada na noite de ontem (22), no Ginásio de Esportes Lagoão, com a participação do prefeito Junior da Femac e do subcomandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Capitão Alfredo Dias Netto.

Desenvolvido por policiais militares junto às turmas do 5º ano, o Proerd orienta os alunos sobre os malefícios das drogas para a saúde e os ensina a resistir às pressões para entrar na criminalidade. “O programa é sustentado por três pilares, que são a família, a educação e a polícia. Por isso, faço questão de agradecer aos pais dos formandos pela confiança na nossa metodologia, à secretaria de educação por abrir às portas das escolas e aos instrutores Sargento Elias do Nascimento, Sargento Valdemir Firmino e Soldado Geiley Sartori pelo belo trabalho realizado com as crianças,” disse o subcomandante do BPEC, Capitão Alfredo.

O prefeito Junior da Femac lembrou que os atuais alunos representam o futuro de Apucarana. “Nós abrimos as portas das escolas municipais para o projeto da PM porque sonhamos construir uma cidade livre das drogas e da violência. Os meninos e meninas que participam do Proerd levam esses conhecimentos para o resto das suas vidas.”

Segundo a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, o curso é aplicado aos alunos que estão prestes a entrar na adolescência. “No 5º ano, eles já têm maturidade suficiente para refletir e compreender os conteúdos abordados. Além da prevenção às drogas e à violência, o Proerd agrega outros conceitos, como cidadania, cooperativismo, disciplina, empatia e respeito ao próximo,” disse.

Finalizadas as aulas, os estudantes foram convidados a escrever redações com o tema Caindo na Real. O melhor texto de cada escola foi premiado com um troféu. “O Proerd nos ajuda a desenvolver o autocontrole e a tomar decisões com responsabilidade. O bullying também foi um dos assuntos discutidos e aprendemos que não devemos fazer isso com ninguém, pois pode magoar as pessoas,” escreveu Ricardo Antônio da Silva, da Escola Municipal Wilson de Azevedo.

Participaram também da formatura na noite de quinta-feira, o comandante da 4ª Companhia do BPEC, Tenente Renan Rodrigues do Prado; a subcomandante da 4ª Companhia do BPEC, Tenente Yullie Garib Prandel; o comandante da Guarda Municipal de Apucarana, Alessandro Carletti; representando o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, o 2º Tenente Wesley Aleixo da Silva; representando o 11º Grupamento de Bombeiros, o 1º Tenente Maurício Batista Dubas; o vereador José Airton Deco de Araújo, entre outras autoridades civis e militares.