Estudantes apucaranenses aprendem as leis de trânsito de forma lúdica

Desenvolvido em parceria pela Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal de Apucarana, o projeto Educação para o Trânsito envolve mais de 1.300 crianças, matriculadas nas turmas de 4º ano em 36 escolas (Fotos: Profeta)

A Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal de Apucarana renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto Educação para o Trânsito na sua rede de ensino. O prefeito Junior da Femac participou da abertura das atividades, na manhã de ontem (5/8), na Escola Professora Maria Madalena Côco.

De acordo com a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, mais de 1.300 alunos, matriculados nas turmas de 4º ano de 36 escolas, serão contemplados com as aulas de circulação viária. “Eles devem aprender sobre a importância do respeito à sinalização e da utilização dos equipamentos de segurança, como o cinto e o capacete. Estes conteúdos estão previstos no currículo escolar,” explicou.

Uma cartilha foi especialmente criada para o curso, que será ministrado por dois guardas municipais. “Nós recebemos diariamente muitas denúncias de infrações de trânsito, principalmente relacionadas a veículos estacionados sobre faixas de pedestres, em guias rebaixadas ou vagas especiais. Então, a meta é ensinar o correto às crianças para que elas repliquem o conhecimento junto aos pais,” afirmou o comandante da corporação, Alessandro Carletti.

O prefeito Junior da Femac acrescenta o preparo dos alunos para a vida urbana como outro objetivo do projeto. “Apesar das crianças ainda não dirigirem, elas são passageiras em veículos, pedestres e ciclistas. Quanto antes se familiarizarem com as questões do trânsito, melhores motoristas teremos no futuro,” disse.

Durante a abertura das atividades na manhã de ontem, a aluna Giovanna Guirro encantou as autoridades, pais e professores com a declamação da poesia O Trânsito, de Clêdes Pessoa. “Atenção, motorista! Sejam muito previdentes! Não avancem o sinal, para evitar acidentes,” recitou.