Estudantes aprendem sobre a importância do setor de confecções para a história e a economia de Apucarana

O pontapé inicial do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo” foi dado na manhã de hoje (18/3) pela Autarquia Municipal de Educação, em parceria com o Sivale e o APL-Bonés

A Autarquia Municipal de Educação, em parceria com o Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL-Bonés) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (Sivale), deu o pontapé inicial ao projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo” na manhã desta segunda-feira (18/3). Por meio desta iniciativa, os estudantes das turmas de 3º Ano, das 36 escolas municipais apucaranenses, terão a oportunidade de aprender sobre a importância do setor de confecções para a história e a economia da cidade.

Apucarana recebeu o título de “Capital Nacional do Boné”, através da Lei Federal nº 12.285, de 6 de julho de 2010, por possuir um dos maiores polos de confecção do acessório no país. Conforme dados do Sivale, o município possui atualmente 2.200 empresas que geram 20 mil empregos (diretos e indiretos) e confeccionam aproximadamente quatro milhões de bonés por mês.

“Ao receber o selo de Cidade Educadora no ano passado, Apucarana assumiu o compromisso de promover a educação em todos os campos da sociedade, para além dos muros das escolas. A relação do nosso município com o boné vem desde a década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. Apucarana também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades. Nós entendemos ser importante ensinar as crianças a valorizar esta história,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes detalhou como será o desenvolvimento do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo” na rede municipal de educação. “O ponto de partida será o trabalho em sala de aula, com a investigação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o setor de confecções. Em um segundo momento, as crianças terão a oportunidade de visitar o Monumento do Boné e uma fábrica da cidade, para conhecer de perto a rotina dos profissionais e o processo de produção. Depois, da união entre teoria e prática, os estudantes ainda participarão de um concurso de desenhos, por meio do qual irão desenvolver uma arte para boné”, afirmou.

“A confecção traz o sustento para um grande número de famílias apucaranenses. Os pais de muitos estudantes da rede municipal atuam no setor. Pensando nisso, o projeto foi criado com a intenção de aproximar as crianças do local de trabalho dos seus pais, mães ou outros parentes, de tal modo que elas aprendam a reconhecer a importância de uma profissão e o esforço dos seus familiares para levar o pão para casa,” acrescentou a presidente do Sivale, Elizabete Ardigo.

“Muito obrigado ao prefeito Junior da Femac e à secretária de educação Marli Fernandes por abraçarem esse projeto com tanto entusiasmo. Por meio dele, as crianças apucaranenses vão aprender a valorizar o percurso da nossa cidade até se tornar a Capital Nacional do Boné,” agradeceu o presidente do APL-Bonés, Jayme Leonel.

Os estudantes da Escola Municipal Fábio Henrique da Silva, do Jardim Marissol, foram os primeiros a participar das visitas do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo”. Na tarde de hoje (18/3), além do Monumento do Boné, eles conheceram as instalações da fábrica de bonés personalizados Kyoodai Confecções.