Escolas Municipais celebram mês de conscientização sobre segurança no trânsito

Na edição deste ano do movimento Maio Amarelo, a reflexão gira em torno do tema “A paz no trânsito começa por você”

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha foi instituída pelo Observatório Nacional de Segurança Viária há uma década. Desde então, ela é realizada anualmente pelo poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Na edição de 2024, a reflexão gira em torno do tema “A paz no trânsito começa por você”.

“A Educação é a principal ferramenta que temos para a conscientização da população e a transformação do mundo em um lugar melhor para se viver. Pensando assim, a Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Municipal Civil mantêm parceria para levar aulas de segurança no trânsito às 36 escolas da rede municipal de Apucarana,” destacou o prefeito Junior da Femac.

O projeto Educação e Cidadania para o Trânsito é desenvolvido, durante todo o ano letivo, com as turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), envolvendo aproximadamente dez mil estudantes. “Os professores apresentam os conteúdos às crianças por meio de atividades lúdicas, como contação de histórias, teatros e confecção de cartazes”, acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.

Durante os meses de abril e maio, agentes da Guarda Civil Municipal também percorreram as escolas, conversando sobre segurança no trânsito com as turmas do 4º Ano. Eles contaram com o apoio de uma cartilha, especialmente preparada pela equipe pedagógica da Autarquia de Educação. A última palestra foi realizada na manhã de hoje (10/5) na Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, no distrito de Pirapó.

“As crianças contribuem muito para a conscientização da sociedade, pois costumam replicar as informações que recebem nas escolas junto a seus pais, irmãos e avós. Os nossos agentes elegeram as turmas de 4º Ano para participarem das palestras porque os estudantes já têm maturidade suficiente para compreender os assuntos abordados,” explicou o comandante da GCM, Reinaldo Donizete de Andrade.

Mas o projeto ainda não terminou. Após assistirem às palestras com os agentes da Guarda Civil Municipal, os estudantes do 4º Ano vão produzir textos relatando um pouco daquilo que aprenderam sobre segurança no trânsito. A melhor redação de cada escola será premiada, em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito.

“O melhor prêmio, entretanto, são os depoimentos que temos recebido das famílias. Uma mãe me disse que, após participar das aulas de Educação e Cidadania para o Trânsito, a filha dela começou a cobrá-la da utilização do cinto de segurança e do respeito à sinalização viária. Isso é muito gratificante,” concluiu a secretária Marli Fernandes.

Acompanharam também a última palestra dos agentes da GCM, na manhã de hoje (10/5), na Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira: o secretário de agricultura, Gerson Canuto; a superintendente de Comunicação Social, Camila Scarpelini; a superintendente de Desenvolvimento Humano, Ana Paula Nazarko; o superintendente de Patrimônio, José Airton Deco de Araújo; o diretor superintendente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários, Marcos Bueno; o superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Odarlone Orente; e os diretores da Guarda Civil Municipal, Pablo Rocha, Cristiano Farias e Fábio de Souza.

Compartilhe
Skip to content