Educação realiza encontro de professores e funcionários

A palestra e o almoço envolveram mais de mil colaboradores da rede municipal de ensino (Fotos: Profeta)

A Autarquia Municipal de Educação (AME) está comemorando duas importantes datas neste mês de outubro: o Dia do Professor (15) e o dia do Servidor Público (28).

Para homenagear os profissionais e estagiários que atuam nas escolas e centros infantis (CMEIs) da rede, uma confraternização foi realizada hoje (15) no Clube de Campo Água Azul.

A palestra “Profissão Professor: desenvolvendo competências socioemocionais em busca de melhores resultados” abriu a programação. Ela foi ministrada pelo psicoterapeuta e coach Ricardo Seixas, que possui mais de vinte anos de experiência na área comportamental, atuando no desenvolvimento de objetivos e potencialidades.

“Nós escolhemos esse tema porque o desenvolvimento socioemocional é uma das dez competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é que esse encontro não fosse apenas uma comemoração, mas também um momento para refletirmos sobre a nossa profissão,” disse a diretora-presidente da AME, Marli Fernandes.

“O educador tem uma grande responsabilidade no processo formativo dos alunos, tanto no que diz respeito à instrução dos conteúdos curriculares, quanto na transmissão de valores essenciais para o bom relacionamento interpessoal. Se esses profissionais se apropriarem de elementos que lhes tragam mais equilíbrio e embasamento, eles certamente serão melhores modelos e conseguirão orientar de forma mais adequada os  estudantes,” acrescentou o palestrante.

O prefeito Beto Preto almoçou com os professores e servidores da rede municipal de ensino no Clube de Campo Água Azul. Bastante emocionado, ele agradeceu à equipe pelo apoio e parceria recebidos nos quase seis anos da sua gestão.

“Se Apucarana ostenta a nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e tem vários projetos premiados nacionalmente, é uma conquista conjunta da Prefeitura de Apucarana, da Autarquia de Educação e dos profissionais das escolas e CMEIs. Nós estamos fechando um ciclo e esse é o legado que vamos deixar para a cidade. Muito obrigado a cada um de vocês,” afirmou.

Pouco antes da confraternização, Beto Preto esteve reunido com o governador eleito. “O Ratinho Júnior deixou um forte abraço aos docentes de Apucarana e do Vale do Ivaí. Ele sente-se muito grato pela votação significativa que obteve nessa região e nós estamos esperançosos em relação à gestão dele no Estado do Paraná,” completou.

Estiveram também no Clube de Campo Água Azul, os vereadores Mauro Bertoli, Franciley Godoi (Poim), Luciano Molina e Lucas Leugi, o comandante da Guarda Municipal de Apucarana (GMA) Alessandro Carletti e os secretários municipais Jossuela Pinheiro, Marcelo Machado, Nikolai Cernescu, Ana Paula Nazarko e Sérgio Bobig.