Circuito de corridas de rua fomenta o esporte e o lazer entre os alunos da rede municipal de ensino

Realizada ontem no Distrito de Pirapó, a terceira etapa do circuito reuniu 410 alunos provenientes de doze escolas

O domingo (15) foi de muita diversão, competição e atividades físicas para 410 alunos apucaranenses. Eles participaram da 3ª etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais, promovida pela Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes, no Distrito de Pirapó.

O percurso das provas variou conforme a idade dos atletas, nos naipes masculino e feminino: 400 metros para os nascidos em 2011, 600 metros para os nascidos em 2010 e 800 metros para os nascidos em 2009 e 2008.

Outras duas etapas do circuito já haviam sido realizadas, entre maio e junho, no Jardim Ponta Grossa e no entorno do Lago Jaboti. Já a fase final está marcada para novembro e será disputada pelos vinte melhores classificados em cada preliminar.

A secretária municipal de esportes, Jossuela Pinheiro, explica que o treinamento das crianças é feito nas próprias unidades de ensino, durante as aulas de educação física. “Além disso, nós oferecemos escolinhas de atletismo em alguns bairros e no ginásio Lagoão para aqueles que demonstram interesse e aptidão,” disse.

As corridas de rua são desenvolvidas com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas e revelar talentos entre os alunos. “O esporte apucaranense avançou nos últimos anos graças à parceria com a educação. Nós percebemos que muitas crianças continuam a treinar e a participar de provas regionais mesmo depois de migrarem da rede municipal para a estadual. No circuito de corridas de Maringá, por exemplo, nós temos três atletas com excelentes classificações,” afirmou o coordenador do projeto, José Marcelino da Silva, o Grilo.

“Apucarana sempre demonstrou forte vocação para o atletismo. A prova 28 de Janeiro é uma das maiores corridas em nível nacional. Nesse sentido, o projeto de atletismo nas escolas é importante para manter viva a tradição,” destacou o prefeito Júnior da Femac.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, observou a grande participação das famílias ontem no Distrito de Pirapó. “Nós ficamos muito felizes em ver os pais acompanhando e incentivando seus filhos. Quem ganha com isso são as crianças,” assegurou.

Confira os resultados da 3ª etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais:

Alunos nascidos em 2011 – Masculino
1º) Romero Edwinn Anderson Bodouin – Escola Vereador José Ramos de Oliveira;
2º) Pedro Henrique da Silva – Escola José Idésio Brianezi;
3º) João Vítor do Nascimento – Escola Vereador José Ramos de Oliveira.

Alunos nascidos em 2011 – Feminino
1º) Kimberlly Rafaelli de Oliveria – Escola Professor Durval Pinto;
2º) Yasmin Maria Vaúna Mesquita – Escola Vereador José Ramos de Oliveira;
3º) Vitória Eduarda Aguiar da Silva – Escola Papa João XXIII.

Alunos nascidos em 2010 – Masculino
1º) Braian Teixeira Matias – Escola Professor Durval Pinto;
2º) Antony Henrique de Freitas Caldeira – Escola Professor Idalice Moreira Prates;
3º) Luiz Felipe Torres dos Reis – Escola José Idésio Brianezi.

Alunos nascidos em 2010 – Feminino
1º) Rafaela Inácio Miranda – Escola Vereador José Ramos de Oliveira;
2º) Ana Cláudia de Azevedo da Silva – Escola Vereador José Ramos de Oliveira;
3º) Isabela Frederico Rodrigues – Escola Professor Durval Pinto.

Alunos nascidos em 2009/2008 – Masculino
1º) Pedro Henrich Machado de Oliveira – Escola Augusto Weyand;
2º) Luis Felipe Vitorino da Silva – Escola Augusto Weyand;
3º) Mateus Bertoldo Junqueira – Escola Mateus Leme.

Alunos nascidos em 2009/2008 – Feminino
1º) Madelaine Gomes da Silva – Escola José Idésio Brianezi;
2º) Andrelize Vitória Pereira da Cruz – Escola Professor Durval Pinto;
3º) Christy Anna Isabelle Bodouin – Escola Vereador José Ramos de Oliveira.