Apucarana recebe selo de qualidade pelo bom percurso na educação municipal

De acordo com a pesquisa Educação que Faz a Diferença, o município vem apresentando avanços consistentes na aprendizagem dos alunos ao longo dos últimos anos

A rede municipal de ensino de Apucarana foi certificada com o selo Bom Percurso, concedido pelo Instituto Rui Barbosa e a entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, após a realização da pesquisa Educação que Faz a Diferença. De acordo com o estudo, o município vem apresentando avanços consistentes na aprendizagem dos alunos ao longo dos últimos anos.

Para a realização da pesquisa Educação que Faz a Diferença, técnicos de 28 Tribunais de Contas, com jurisdição na esfera municipal, visitaram secretarias de educação e escolas das diversas regiões brasileiras no ano passado. Eles assistiram a aulas e conversaram com diretores, coordenadores, professores e pais de alunos.

“Em Apucarana, os entrevistados contam que, em 2014, a partir de um diagnóstico dos principais desafios da rede, foi criada na faculdade local uma especialização para os professores, personalizada a partir dos pontos de melhorias identificados. Concluída essa formação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipe da secretaria construíram juntos um currículo unificado, com a definição do que trabalhar em cada disciplina e ano. Essa matriz única, na visão dos atores envolvidos, teve grande impacto no planejamento do ensino. A quantidade e variedade de projetos multidisciplinares constituem um dos pontos marcantes da rede,” descreve o relatório final da pesquisa.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, atribui o recebimento do selo Bom Percurso ao empenho e à dedicação dos docentes e servidores da rede.   “Nós ficamos muito felizes de receber mais um selo de qualidade. Ele demonstra que estamos no caminho certo, buscando oferecer a melhor formação possível aos alunos apucaranenses. Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista, desde as merendeiras até as diretoras,” disse.

Para o prefeito Júnior da Femac, o melhor investimento que o poder público pode fazer é na área da educação. “O conhecimento tem o poder de transformar as pessoas e, consequentemente, a sociedade. As crianças que estão hoje nos bancos escolares serão os futuros políticos, médicos, engenheiros, advogados e professores. Precisamos prepará-los bem se quisermos ver os nossos cidadãos e a cidade prosperando cada vez mais,” afirmou.