Apucarana promove semana de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção deste grave problema que destrói a infância, a Macrorrede de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente do Município de Apucarana realizará uma série de atividades na próxima semana. A abertura da programação deve acontecer na segunda-feira (15/5), às 8h 30min, no Cine Teatro Fênix.

A Macrorrede de Combate à Violência contra a Criança e o Adolescente do Município de Apucarana é formada por representantes de diversos órgãos e instituições que estão permanentemente com as portas abertas para o acolhimento e encaminhamento de denúncias, como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, Família e Juventude, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Autarquia Municipal de Saúde, a Autarquia Municipal de Educação, entre outros.

Na segunda-feira (15/5), na abertura da semana, os participantes assistirão à palestra Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que será ministrada pela promotora da Vara da Infância, Família e Juventude, Vivian Christiane Santos Klock.

Na sequência, a programação prevê a realização de roda de conversa sobre As perspectivas atuais no município de Apucarana e palestra sobre A importância da revelação espontânea na terça-feira (16/5), oficina sobre Revelação espontânea e acolhimento às vítimas para os servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e palestra sobre Revelação espontânea de situações de violência contra crianças e adolescentes para profissionais de saúde na quarta-feira (17/5). A conclusão das atividades será na quinta-feira (18/5), com a realização de panfletagem, ações pedagógicas e distribuição de cartazes nos centros infantis e escolas das redes municipal e estadual.

“Infelizmente, a violência e o abuso contra as crianças e adolescentes estão presentes no município e nós temos o dever de combatê-los com afinco e determinação. Discussões como estas são fundamentais para que os agressores percebam que a comunidade está vigilante e as vítimas saibam que estamos unidos para defendê-las,” disse o prefeito Junior da Femac.