Apucarana é premiada com projetos da educação e saúde

O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), e tem como objetivo valorizar os gestores municipais que realizam projetos inovadores de administração pública, gerando desenvolvimento e bem estar social à população (Foto: divulgação)

Mais dois projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Apucarana foram condecorados em âmbito estadual, no 5º Prêmio Gestor Público Paraná. Trata-se do “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação; e o Programa de Implantodontia “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima”, da Autarquia Municipal de Saúde.

Os dois projetos estão entre os vencedores do V Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que teve a solenidade de premiação realizada na noite de ontem (21), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2016, a Prefeitura de Apucarana já havia ganho troféus com o “Terra Forte“ (fruticultura) e com a Rede de Mulheres da Economia Solidária, sendo que este último ganhou também o principal prêmio do PGP-PR.

O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), e tem como objetivo valorizar os gestores municipais que realizam projetos inovadores de administração pública, gerando desenvolvimento e bem estar social à população. “Para nós é uma satisfação ter o nosso trabalho reconhecido em âmbito estadual, contribuindo para estimular boas práticas de gestão pública”, avaliou o prefeito Beto Preto. Na solenidade de ontem, em Curitiba, ele foi representado pela secretária de educação, Marli Fernandes; e o vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, acompanhado do coordenador da implantodontia, Edmundo Cézar Verona.

Desde o início do PGP-PR, um total de cento e cinquenta e um municípios inscreveram mais de quinhentos projetos no Prêmio em diversas áreas de atuação, como educação, saúde, meio ambiente, trabalho e saneamento básico, que foi o tema deste ano. Nesta quinta edição do PGP-PR foram inscritos 123 projetos, e dois da Prefeitura de Apucarana foram premiados, nas áreas de saúde e educação.

Implante dentário

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Autarquia de Saúde de Apucarana é referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município, que começou a ofertar o serviço em 2015, já realizou 20 mil implantes em 5.5 mil pacientes. Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil.

Em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliado para pacientes da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e também para a 22ª RS de Ivaiporã e de regiões mais distantes do estado. Mais de 1.3 mil pacientes de 28 municípios paranaenses já foram atendidos, com previsão de realização de 4 mil implantes.

Biblioteca Itinerante

O projeto Biblioteca Itinerante vem sendo desenvolvido desde 2015 nas sessenta escolas e CMEIs da rede municipal apucaranense. Por meio dele, todas as unidades de ensino recebem estantes móveis cheias de livros para serem utilizados pelos alunos. “Nós adquirimos uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas,” detalha a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, acrescentando que “as estantes são compostas por mais de cem obras literárias de autores consagrados”.

Os resultados obtidos com o projeto são animadores. As notas dos alunos da rede municipal de ensino têm aumentado nas avaliações feitas pelos próprios professores e em testes externos, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização.