Apucarana abre a fase municipal dos 66º Jogos Escolares do Paraná

Cerca de 2.100 atletas, de 26 colégios estaduais e particulares, participam das competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia (Fotos: Profeta)

A bola já começou a rolar em Apucarana pela fase municipal dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A abertura da competição foi realizada, na manhã de hoje (5), no ginásio de esportes Lagoão.

Até a próxima quarta-feira (10), aproximadamente 2,1 mil atletas de 26 colégios estaduais e particulares vão disputar as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Os melhores colocados nas classes “A” (de 15 a 17 anos) e “B” (de 12 a 14 anos) avançam para a fase regional.

Os JEPs são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e dos Escritórios Regionais de Esporte (EREs), em parceria com as prefeituras.

O prefeito Junior da Femac conclamou a população a incentivar os atletas apucaranenses. “Eu convido vocês a acompanhar as partidas e torcer pelos nossos alunos. O esporte ensina competências importantes aos adolescentes e jovens, como disciplina, trabalho em equipe e a lidar com as vitórias e derrotas. Eles certamente vão levar isso para a vida,” disse.

Além do Lagoão, vão sediar partidas os ginásios dos colégios São José, Mater Dei, Platão e Antônio dos Três Reis de Oliveira.

“Quando assumimos a administração municipal em 2013, nós encontramos muitas praças esportivas praticamente abandonadas. Graças à decisão do ex-prefeito Beto Preto, que hoje comanda a Secretaria de Estado da Saúde, a maior parte delas foi revitalizada. Hoje, Apucarana é considerada a casa do esporte no Paraná,” acrescentou Junior da Femac.

Para a chefe do NRE de Apucarana, Cristiane Pablos Rossetti, Educação e Esporte devem andar sempre juntos a fim de oferecer uma formação de qualidade aos estudantes. “Por isso, o Governo do Paraná integrou recentemente as duas pastas e criou a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Eu desejo muito sucesso, ética e competência nessa fase municipal dos jogos escolares,” afirmou.

A participação das escolas em competições esportivas contribui para a revelação de talentos. “Dentre os alunos que estão participando dos JEPs, sairão os atletas que depois vão representar Apucarana nos Jogos da Juventude, Jogos Abertos e até, quem sabe, na Seleção Brasileira,” acredita o presidente do legislativo municipal, que também é professor de educação física, Luciano Molina.

Durante a abertura da fase municipal dos JEPs, o empresário Luiz Hirose foi homenageado com uma placa de agradecimento. “Ele é um grande incentivador dos atletas municipais, pois entende que o esporte é fundamental para a formação de bons cidadãos. Eu mesma já recebi muitos conselhos dele, que aplico diariamente na minha vida,” enalteceu a secretária municipal de Esporte e Juventude, Jossuela Pinheiro.

Apucarana ainda deve sediar a fase final da classe “B” dos 66º Jogos Escolares do Paraná, entre os dias 12 e 20 de julho.