Em sessões extraordinárias realizadas na tarde desta quarta-feira (01/04), a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou o projeto de lei nº 053/2026, encaminhado pelo Executivo Municipal, autorizando a abertura de Crédito Adicional Especial no orçamento do Município no valor de R$ 5,5 milhões. O montante será destinado à Secretaria Municipal de Saúde para aquisição de imóvel na área central, visando à instalação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas e do Centro de Especialidades Médicas. A aquisição será assinada nesta quinta-feira (02/04), dando sequência ao investimento.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que a iniciativa amplia o acesso e garante mais dignidade aos pacientes, especialmente aqueles com maior dificuldade de locomoção. “Muitos pacientes, especialmente idosos, enfrentam dificuldade de acesso ao atual local, com necessidade de longos deslocamentos a pé e em regiões com aclive. Estamos levando esse atendimento para o centro da cidade, próximo a pontos de ônibus, sem subida, com mais dignidade para quem já está fragilizado pela doença”, afirmou, ao agradecer o apoio dos vereadores. “Este investimento vai dotar a estrutura municipal de saúde de um espaço físico adequado para atendimento da população”, acrescenta.
O imóvel adquirido está localizado na Rua Renê Camargo de Azambuja e foi, por muitos anos, ocupado por uma agência da Caixa Econômica Federal. Segundo Mota, o novo espaço também resolve problemas estruturais enfrentados pelos servidores. “Hoje, o laboratório funciona de forma improvisada, em condições inadequadas. Com esse investimento, vamos oferecer um ambiente de trabalho mais digno para médicos, atendentes e toda a equipe”, pontuou.
A nova unidade terá capacidade ampliada, com estrutura de recepção equipada com cerca de 150 cadeiras, garantindo abrigo e conforto aos pacientes. Atualmente, o serviço atende entre 300 e 400 pessoas por dia. “Estamos falando de dar mais dignidade a quem precisa de atendimento da saúde municipal”, reforçou Rodolfo Mota, ao contextualizar que a iniciativa integra um conjunto de ações de reestruturação da saúde. “Já reorganizamos a sede da autarquia, modernizamos o Samu, renovamos a frota e agora avançamos para qualificar ainda mais o atendimento à população. Nosso objetivo é entregar um espaço que seja igual ou melhor do que qualquer laboratório particular da cidade”, afirmou.
A previsão é de que o novo local seja inaugurado em até 90 dias. O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, ressalta que a nova estrutura vai oferecer melhores condições materiais e operacionais para a realização de exames, apoio diagnóstico, ampliação da capacidade de atendimento e maior eficiência na prestação dos serviços públicos de saúde. “Com melhor estrutura, o Município poderá aprimorar o suporte às ações de prevenção, diagnóstico e acompanhamento clínico, refletindo positivamente na qualidade do atendimento prestado aos munícipes”, afirma.




