Superintendentes e diretores de diversos departamentos da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) participaram, ontem (11/9), de uma oficina sobre planejamento do SUS, do Programa de Qualificação e Apoio às Equipes Municipais de Gestão e Planejamento do Sistema Único de Saúde (Progestão).

O Progestão é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa em Gestão do SUS (GESTSUS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o objetivo de promover educação permanente junto às equipes gestoras dos municípios, com o propósito de qualificar a gestão dos serviços de saúde.

Stela Maris Santini, superintendente administrativa da AMS, explica que o curso é composto por oito oficinas. A primeira ocorreu em 13 de agosto. “Nas duas primeiras oficinas, discutimos os desafios de ser gestor e os conceitos de território e territorialização. Nesta terceira etapa, o debate concentrou-se no planejamento do SUS, no orçamento e nos instrumentos de gestão. Essa discussão é sempre muito importante, especialmente neste momento em que estamos elaborando o Plano Municipal de Saúde”, destacou.

Para o prefeito Rodolfo Mota, a gestão eficiente do sistema de saúde exige profissionais capacitados. “Incentivamos constantemente nossas equipes a participarem de cursos e capacitações, como o Progestão. A saúde é uma área complexa e precisamos de gestores atualizados quanto aos avanços tecnológicos, às mudanças demográficas e epidemiológicas, bem como às pressões financeiras enfrentadas pelo município”, afirmou.

A oficina sobre planejamento do SUS foi ministrada pelas professoras Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade, Milene Pires de Moraes Vieira e Larissa Cristina Caruzo Matheus, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEL.

Publicações Recomendadas