Como parte da campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização sobre a segurança no trânsito, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná (11º BBM), com sede em Apucarana, realiza na próxima terça-feira (27/05), entre 9 e 12 horas, uma simulação de incidente com múltiplas vítimas.

A operação ocorrerá na transposição da linha férrea na Rua Dom Pedro II, localizada no Jardim Ponta Grossa, entre as Avenidas Santa Catarina e Central do Paraná, e contará com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e concessionária Rumo. “O objetivo da ação é treinar e aperfeiçoar os protocolos de resposta a emergências envolvendo acidentes com grande número de vítimas, além de chamar a atenção da população para a importância da mobilidade segura e da responsabilidade no trânsito”, diz major Vilson Laurentino da Silva, secretário da Segtran.

A simulação será feita reproduzindo incidente entre composição férrea e um automóvel. Também está prevista a participação do helicóptero do resgate aeromédico do Samu. O capitão do 11º BBM de Apucarana, Wallacy de Araújo, que tem formação em enfermagem, informa que a realização do treinamento simulado já estava no planejamento do Corpo de Bombeiros. “Foi um projeto que chegou através da Rumo Logística. Estávamos formando equipe de trabalho, convocando todos os órgãos e foi então que surgiu a oportunidade de realizarmos dentro da programação do Maio Amarelo, somando parceiros”, relata, salientando que a iniciativa da simulação é do 11º Batalhão de Bombeiros Militares de Apucarana, Rumo Logística e Samu, em parceria com a prefeitura, através da Segtran, e 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM).

O prefeito Rodolfo Mota reforça que além de chamar atenção da população sobre as responsabilidades no trânsito, a atividade serve de treinamento para as equipes de segurança e resgate médico. “A operação coordenada pelo Corpo de Bombeiros vai envolver diversos serviços, desde nossos agentes de trânsito e guardas civis, polícia militar, equipes do SAMU, que estarão revendo e praticando protocolos de resposta a emergências. Trabalhamos para que incidentes não aconteçam, mas se for necessário, os profissionais estarão ainda mais preparados”, relata o prefeito.

Maio Amarelo – Neste ano, o tema da campanha é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Em Apucarana, as atividades tiveram início no dia 5 e contam com o apoio de diversas entidades, enfatizando a importância da redução da velocidade e a promoção da consciência dos riscos da pressa e da desatenção no trânsito. São parceiros e apoiadores da programação do Maio Amarelo em Apucarana o Colégio São José, empresa Rumo, Acia, Conseg, 15ª Ciretran, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes municipais de trânsito.

Publicações Recomendadas