- Prefeitura Municipal de Apucarana - http://www.apucarana.pr.gov.br/site -

Saúde promove coleta do preventivo neste sábado

 

O prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) ficará aberto neste sábado (23), entre 8 horas e 16h30, para realizar exame preventivo do câncer do colo do útero e encaminhamento para mamografia. Agendado estrategicamente num final de semana, o atendimento reforça a oferta deste tipo de exame realizado regularmente de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A oferta de exame preventivo e encaminhamento para mamografia no final de semana e mesmo em feriados é uma estratégia que a prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde, vem adotando desde 2017. É a quarta vez, num período de um ano e quatro meses, que a saúde promove esse tipo de iniciativa visando oferecer um dia alternativo para as mulheres buscar o atendimento de prevenção do câncer de colo do útero e de mama.

A intensificação do preventivo em um sábado deste mês de março faz parte das comemorações do “Mês da Mulher”. Nas outras três edições o atendimento foi oferecido num feriado nacional (15 de novembro) e em dois também em sábados. O objetivo, de acordo com a diretora do Centro de Especialidades Médicas AMS, Rosangela Aparecida de Souza, é dar uma oportunidade as mulheres, em especial para aquelas que encontram dificuldade para realizar o exame nos dias da semana na UBS de seu bairro.

Várias equipes de profissionais de saúde estarão à disposição das apucaranenses para realizar os exames ginecológicos. “Vamos oferecer uma estrutura para garantir um atendimento de qualidade e com agilidade para as apucaranenses” garante o superintendente da Atenção Básica, Marcelo Viana de Castro.

O prefeito Junior da Femac conclama as apucaranenses a atender ao chamamento da saúde nos cuidados preventivos a essas duas graves doenças. “A saúde da mulher é uma de nossas prioridades, portanto aproveitem essa oportunidade para ficar com o preventivo em dia”, convida Junior da Femac.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, por sua vez, reforça o alerta para mulheres realizarem o preventivo apresentando dados estatísticos da doença na cidade. “Um problema de saúde pública, o câncer do colo do útero vitimou 12 mulheres em Apucarana em 2017, das quais 4 vieram a óbito. No ano passado foram também 12 casos e o número de óbito foi 2”, informa Kaneta. Quando aos casos de câncer de mama, 2018 registrou 54 casos em Apucarana, que resultaram em 12 óbitos.

Além do cuidado com a saúde, as mulheres que comparecerem neste sábado na AMS vão encontrar serviços gratuitos de massoterapia, de orientações de beleza e ainda exames rápidos, como do HIV, sífilis e hepatite B e C.

A Autarquia Municipal de Saúde está localizada na Rua Miguel Simeão, 69, próximo ao CentroNorte Shopping Center.

Compartilhe