Pronto Atendimento do Coronavírus completa oito meses de funcionamento em Apucarana

O Pronto Atendimento do Coronavírus completa oito meses de funcionamento nesta sexta-feira (20) em Apucarana. O município foi um dos primeiros do Estado a ofertar um serviço exclusivo para atender a população, tanto no atendimento às pessoas com sintomas gripais e também para tirar dúvidas em relação à Covid-19.

Desde 20 de março, quando iniciou suas atividades, o Pronto Atendimento do Coronavírus já atendeu 16.012 pessoas, sendo 12.792 presencialmente e 3.220 por telefone. O município já confirmou 1.930 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 55 óbitos provocados pela doença.

O Pronto Atendimento do Coronavírus está funcionando desde 20 de março no andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM), na Rua Miguel Simião, 69. O atendimento no local é oferecido, ininterruptamente, de segunda-feira a domingo, entre 7 horas e 23 horas.

A unidade especializada em Covid-19 ocupa a estrutura do espaço onde funcionava o Centro de Especialidades, mais exatamente onde foi por muitos anos o Pronto Atendimento de Apucarana (PAM).

No local, os profissionais de Saúde da Prefeitura fazem a triagem, consultas e coleta de material para exame e os encaminhamentos necessários de cada caso, podendo ser isolamento domiciliar ou internação hospitalar.

A Autarquia Municipal de Saúde disponibiliza também, entre segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 18 horas, três telefones para tirar dúvidas da população sobre o coronavírus: fixo (3162-3049) e celular (99967- 0845 e 99967-0563).

AUMENTO DE CASOS

A procura pelo Pronto Atendimento do Coronavírus aumentou muito nas últimas semanas. São 79 pessoas atendidas por dia, em média. O número é superior a outubro, setembro e agosto. Só perde para julho, no pico da pandemia, quando a média de atendimentos chegou a 90 por dia.