Apucarana já testou mais de 3 mil pessoas para Covid-19

Apucarana ultrapassou nesta segunda-feira (29) a marca de 3 mil pessoas testadas para Covid-19. São 2.359 testes rápidos (73,6% do total), 571 do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 273 de laboratórios particulares, que somam 3.060 testes realizados desde o início da pandemia. O município tem 197 casos confirmados. São 133 resultados do Lacen e 64 de testes rápidos.

Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o número de testes rápidos leva em conta os resultados de farmácias e laboratórios privados, que também começaram a fazer essa modalidade de testagem nas últimas semanas. A notificação é obrigatória.

O teste realizado pelo Lacen e particulares chamado de RT-PCR detecta o RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. Já o teste rápido é baseada na sorologia e verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG e IgM a partir da amostra de sangue do paciente.

“Apucarana é uma das cidades que mais testam no Paraná”, afirma o prefeito de Apucarana, Junior da Femac. Segundo ele, essa estratégia é importante para identificar rapidamente os pacientes infectados e providenciar o isolamento, evitando assim a disseminação do contágio da doença.