Apucarana chega a 50 casos confirmados de Covid-19

Apucarana confirmou nesta quinta-feira (28) mais dois casos de Covid-19, segundo boletim divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O município chega agora a 50 registros do novo coronavírus. Os infectados são um homem de 60 anos, que recebeu o resultado positivo do Laboratório Central do Estado (Lacen) e está internado no Hospital Psiquiátrico de Maringá, e um rapaz de 19 anos, que realizou teste rápido da AMS e está em isolamento domiciliar.

Segundo o boletim, o município segue com três óbitos e investiga 27 casos suspeitos. Até agora, 40 pessoas são consideradas curadas, pois não registraram mais sintomas após 14 dias da confirmação laboratorial da contaminação.

O Pronto Atendimento do Coronavírus já atendeu 1.682 pessoas, sendo que 93 estão em monitoramento. A AMS já aplicou 481 testes rápidos. Outras 242 pessoas enviaram material para análise no Lacen, 168 pelo município e 74 por laboratórios particulares.

Dos 50 casos confirmados em Apucarana, 36 são de resultados do Lacen e 14 de testes rápidos da Autarquia de Saúde.

Em transmissão no Facebook nesta noite, o prefeito Junior da Femac irá comentar sobre os novos casos e atualizar o panorama da Covid-19 no município.

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 273 casos da Covid-19 – 73 a mais que o número do boletim anterior e um novo recorde de registros em apenas um dia. Também foram  registrados mais sete óbitos. O total agora chega a 3.984 casos. Uma confirmação foi excluída do acumulado por duplicidade de notificação. No total, são 169 mortes pela doença.

Panorama da doença causada pelo novo coronavírus aponta que dos quase quatro mil casos, 1.806 estão recuperados, ou seja, 45% das pessoas que tiveram o diagnóstico confirmados estão liberados do isolamento. Outros 297 pacientes estão internados (7,5%), sendo 122 em UTI e 175 em leito clínico. Os 169 pacientes que foram a óbito representam 4,2% do total de confirmações.

As sete pessoas que morreram e constam do informe desta quinta-feira são cinco mulheres e dois homens, todos estavam internados. As informações sobre as mulheres são: 46 anos, residia em Cornélio Procópio e foi a óbito dia 20 de maio; 63 anos, de Cidade Gaúcha, faleceu sábado (23); 49 anos, morava em Curitiba e faleceu na segunda-feira (25). Duas outras mulheres, uma de 47 anos, de São Mateus do Sul, e outra de 65 anos, de Quatro Barras, foram a óbito na terça-feira (26). Dos dois homens, um tinha 46 anos, residia em Curitiba e morreu domingo (24), e o outro, de 60 anos, era residente de Piraquara e faleceu nesta quinta-feira (28).

São 232 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 70 municípios há registro de óbitos pela doença. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pela Covid-19.

BRASIL

O balanço do Ministério da Saúde desta quinta-feira (28) informa 26.754 mortos e 438.238 casos. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.