Os caminhões carregados com calcário e fosfato natural, provenientes das empresas que venceram o processo licitatório, estão chegando a Apucarana. Com isso, o Programa Terra Forte e de fruticultura começam a ser operacionalizados, a partir desta quarta-feira (23/07), às 8h30, quando o prefeito Beto Preto fará a entrega simbólica dos insumos e de mudas frutíferas, no antigo IBC da Vila Nova.

De acordo com Beto Preto, essa é mais uma iniciativa da administração municipal para fortalecer a agricultura familiar, com o objetivo de fixar as famílias no campo e promover a diversificação das propriedades. “O Terra Forte é fruto de uma economia de R$ 500 mil que fizemos na Prefeitura. No entanto, o agricultor não vai tirar um centavo do bolso, pois, através de um termo de convênio, o pagamento das mudas, do calcário e do fosfato será feito com a entrega de parte da produção”, afirma, citando que os itens fornecidos ao Município serão destinados à merenda escolar e a entidades assistenciais.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, o Município adquiriu 1.400 toneladas de calcário (dolomítico e calcítico) e 100 toneladas de fosfato natural. “As empresas fornecedoras são de Castro e de Guapirama. Os caminhões estão chegando e, ao todo, teremos seis pontos de distribuição para facilitar o transporte aos produtores, diminuindo assim os custos”, afirma, salientando que a entrega oficial, com a presença das autoridades, será feita na área do antigo IBC da Vila Nova.

O secretário esclarece que o fosfato deverá ser retirado somente no IBC da Vila Nova, enquanto o calcário será distribuído ainda em pontos que ficarão localizados nos distritos do Barreiro, Pirapó e Vila Reis, além das comunidades do Km 28 e do Bilotti. “Já no caso das frutíferas, devido à época de plantio, iniciaremos o programa com o plantio da uva e do figo. Para isso, disponibilizaremos aos produtores cadastrados 14 mil mudas de uva e 15 mil de figo, que são certificadas pelo Renasen (Registro Nacional de Sementes e Mudas)”, frisa Fonseca.