Transporte

A AME atende anualmente a cerca 5 mil alunos, matriculados nas redes públicas municipal e estadual, com a oferta de transporte escolar.

O direito ao benefício é garantido às crianças e adolescentes que: estudam a mais de dois quilômetros de suas casas (por inexistência de vaga em escola mais próxima); residem na zona rural; transpõem barreiras de risco em seu trajeto (como rodovias, ferrovias e pontilhões); ou apresentam necessidades especiais e, por isso, frequentam salas de recursos.
1

O transporte escolar é realizado pelas frotas própria e terceirizada da AME, as quais passam por vistorias periódicas junto à 15ª Circunscrição Regional do Trânsito (CIRETRAN), ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), ao 10º Batalhão de Polícia Militar e à Guarda Municipal de Apucarana.

A frota própria da AME conta c2om 69 veículos, sendo 36 ônibus e micro-ônibus e 33 vans e kombis. A maior parte destes foi adquirida entre 2013 e 2015, quando a administração municipal investiu mais de R$ 3 mi na renovação de seus carros, visando oferecer mais conforto e segurança aos alunos transportados.