- Autarquia Municipal de Educação - http://www.apucarana.pr.gov.br/ame -

Lagoão recebe 787 jovens para disputar 2º Festival de Atletismo

O Ginásio Esportivo José Antonio Basso (Lagoão) foi palco, na manhã do último sábado (26/8), da segunda edição do Festival de Atletismo, que reuniu cerca de 800 atletas de quatro municípios da região, disputando provas de diferentes modalidades, de acordo com a faixa etária.

“Calculamos que mil pessoas, entre pais, atletas e professores estejam hoje aqui”, disse a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro. “Deste total, 750 são da Rede Municipal de Ensino de Apucarana. É uma grande alegria vermos a adesão subir em relação ao ano passado. Cada vez mais, Apucarana se torna referência em atletismo para todo o Estado do Paraná”, afirmou.

Um dos presentes no Festival para acompanhar e torcer pela filha, Dirceu Freitas chegou cedo ao Lagoão. “A Maria Luísa vai competir nas corridas de 80 metros e 400 metros. Ela tem 11 anos e estuda na Escola Municipal Durval Pinto. Acho muito importante a prática de atletismo na escola”.

O professor Grilo, responsável pelo programa de atletismo, afirma que um dos maiores estímulos à prática de corrida é o ídolo Usain Bolt. “As crianças sonham em ser um Bolt de Apucarana, por isso o entusiasmo deles com as provas de velocidade é o maior entre as práticas esportivas que oferecemos. Cerca de 75% dos atletas presentes estão inscritos nas provas de velocidade”, conta.

O atleta Pedro Henrique Machado de Oliveira, da Escola Augusto Weyand, vencedor das provas de 60 e 250 metros, posou para fotos ao final da competição na mesma posição em que o ídolo Bolt se consagrou.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, veio ver de perto as provas, acompanhada da superintendente geral de Educação de Apucarana Cibele Barneze. “A prática esportiva pode e de fato ajuda no processo de aprendizagem”, afirma Cibele, “além de proporcionar disciplina e ser muito saudável. A parceria entre as duas secretarias municipais só traz benefícios aos estudantes de nossa cidade”.

Para a secretária Marli Fernandes, “a política pública do prefeito Beto Preto de fomentar a base e formar atletas leva nossos estudantes para o caminho do esporte, que é um caminho do bem. É nessa fase que se inicia o gosto pelo esporte, e os resultados de iniciativas como essa vão transformar a vida dessas crianças”.

Em meio à algazarra de crianças felizes, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, prestigiou a cerimônia de premiação dos primeiros colocados de cada prova. “Apucarana é hoje uma referência estadual e nacional na prática de atividade esportiva nas escolas. Essa edição do Festival de Atletismo é uma prova de que o esporte-mãe de todos os esportes tem um lugar de destaque em nossa cidade”, disse o prefeito.

Compartilhe