CMEI Irmã Dulce é reinaugurado

IMG_4277Vinte a cinco anos depois de inaugurado, o Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, situado no Parque Biguaçú, foi reinaugurado na manhã de hoje. O prédio, entregue em julho de 1991, apresentava muitos problemas estruturais, como falta de espaço, terreno desnivelado, iluminação e ventilação deficientes e banheiros inadequados para as crianças.

“Estive aqui em novembro de 2012, na fase de transição das gestões e, na época, fiquei muito preocupado ao observar as crianças dormindo no chão e num ambiente sem ventilação, com temperatura na casa dos 30 graus”, lembrou o prefeito Beto Preto ao reinaugurar o CMEI.

A reforma do prédio abrangeu uma área 202,35 m2, além de uma ampliação de 177,84 m2. O investimento total foi da ordem de R$ 507.403,89. “Com estas benfeitorias, a capacidade de atendimento da unidade passou 75 para 100 crianças. E, entre outros espaços, o CMEI passou a contar com cinco salas de aula, lactário, fraldário, secretaria, brinquedoteca, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, banheiros próprios para crianças até 3 anos e sanitários para professores e funcionários”, informou a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Fernandes.

O Monsenhor Roberto Carrara procedeu a benção das novas instalações e parabenizou o prefeito Beto Preto pelas melhorias nas escolas e creches do Município. “Os investimentos na área de educação são muito bem vindos, pois o conhecimento se leva para toda a vida”, assinalou.

A diretora do CMEI Irmã Dulce, professora Leciane Patrícia Ferrari, confirmou que as instalações eram mesmo precárias, e que a partir de agora as crianças terão mais segurança e conforto. O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador José Airton Deco de Araújo também destacou o avanço que a educação municipal vem garantindo nos últimos anos.

Escola será reformada no Jardim Alvorada

A Escola Municipal Dr. Osvaldo Santos Lima passará por reforma e ampliação. O prefeito Beto Preto assinou a ordem de serviço na noite de anteontem, na sede da instituição de ensino, que fica no Jardim Alvorada. Desde que foi inaugurada em 1984, as únicas benfeitorias que a escola recebeu foi mais um pavilhão de salas de aula e a cobertura da sua quadra poliesportiva.

Atualmente o prédio apresenta sérios problemas, sendo os principais a falta de acessibilidade para o atendimento de cadeirantes e a inexistência de uma central de gás. Por isso, segundo o prefeito, a realização de uma ampla reforma é necessária e urgente.

“A segurança e o bem estar dos nossos alunos e servidores é prioridade. Havia uma fossa séptica bem no meio do refeitório e isso nos motivou a verificar todos os problemas dessa e das demais unidades de ensino e a iniciar o processo de reforma que estamos executando em toda a rede municipal” anunciou o prefeito Beto Preto.

Recursos da ordem de R$ 460.942,11 serão investidos nas obras da Escola Dr. Osvaldo Santos Lima. A reforma abrangerá uma área de 705,61m2 e a ampliação de outros 185,54m2.

Os seguintes serviços estão previstos no projeto de engenharia: construção de nova cozinha, depósito de merenda, lavanderia, banheiros acessíveis, central de gás e rampas de acesso; adequações das salas de aula, secretaria, direção, coordenação, sala de professores e refeitório; substituição do forro de madeira por estrutura em PVC; manutenção do alambrado de fechamento da escola; implantação de portal de entrada; adequação do padrão de entrada de energia; pintura do prédio; entre outros.

A Construtora Deka Ltda., de Apucarana, venceu o processo licitatório e será a responsável pela obra. O prazo para o início dos trabalhos é de dez dias.

“Para que a educação integral aconteça de fato, nós necessitamos de currículo, recursos humanos e estrutura física condizente. Sem qualquer um destes três itens, o ensino dos nossos alunos fica comprometido. Nós agradecemos o prefeito Beto Preto pelo seu olhar especial para com a rede pública municipal”, avaliou a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.

A diretora da Escola Dr. Osvaldo Santos Lima, Magali Geremias Brum, falou sobre as expectativas da comunidade em relação à obra. “Há nove anos nós escutávamos que essa escola seria reformada, mas ficava sempre na promessa. Alguns pais e mães até recusaram-se a matricular seus filhos aqui, alegando que o prédio era feio e perigoso. E Nós não tiramos a razão deles, mas é doloroso para nós professores ouvirmos isso”, admitiu a diretora. A Escola Municipal Dr. Osvaldo Santos Lima atende hoje a 158 alunos, com a oferta da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Sala de Recursos.

Compartilhe
Skip to content