EJA – Educação de Jovens e Adultos

A Autarquia Municipal de Educação (AME) oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas localizadas nas diferentes regiões apucaranenses.

A EJA é a modalidade de ensino que tem por público-alvo os cidadãos que, por um motivo ou outro, não conseguiram completar a educação básica em idade adequada.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), número 9394/96, divide entre estados e municípios a responsabilidade por atender a demanda de matrículas da EJA. Assim, cabe às unidades escolares pertencentes a AME a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental (fase I), enquanto que os colégios ligados ao Núcleo Regional de Educação assumem o compromisso de disponibilizarem os anos finais do ensino fundamental (fase II) e o ensino médio.

A erradicação do analfabetismo em Apucarana é uma das metas do Plano Municipal de Educação, que foi aprovado no mês de junho de 2015 e tem validade de dez anos. Por isso, as matrículas para a EJA estão permanentemente abertas.

Se você conhece alguém com idade igual ou superior a 15 anos, mas que ainda não sabe ler ou escrever, por favor, estimule essa pessoa a procurar a Autarquia Municipal de Educação ou qualquer uma das escolas da rede para a realização da matrícula.

EJA - Educação de Jovens e Adultos

Skip to content