EJA – Educação de Jovens e Adultos

A Autarquia Municipal de Educação (AME) oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sete escolas de sua rede, localizadas nas diferentes regiões apucaranenses, além de um polo situado no Serviço Social do Comércio (SESC-PR).

A EJA é a modalidade de ensino que tem por público-alvo os cidadãos que, por um motivo ou outro, não conseguiram completar a educação básica em idade adequada.

4

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), número 9394/96, divide entre estados e municípios a responsabilidade por atender a demanda de matrículas da EJA. Assim, cabe às unidades escolares pertencentes a AME a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental (fase I), enquanto que os colégios ligados ao Núcleo Regional de Educação assumem o compromisso de disponibilizarem os anos finais do ensino fundamental (fase II) e o ensino médio.

Além do Serviço Social do Comércio (SESC-Pr), as escolas municipais Albino Biacchi (Jardim Trabalhista), Fábio Henrique (Jardim Marissol), José de Alencar (Vila Reis), José Idésio Brianezi (Núcleo João Paulo), João Antônio Braga Côrtes (Vila Formosa), Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira (Núcleo Djalma Mendes) e Professor Idalice Moreira Prates (Parque Bela Vista) também ofertam turmas da fase I da Educação de Jovens e Adultos.

A erradicação do analfabetismo em Apucarana é uma das metas do Plano Municipal de Educação, que foi aprovado no mês de junho de 2015 e tem validade de dez anos. Por isso, as matrículas para a EJA estão permanentemente abertas.

Se você conhece alguém com idade igual ou superior a 15 anos, mas que ainda não sabe ler ou escrever, por favor, estimule essa pessoa a procurar a Autarquia Municipal de Educação ou qualquer uma das 37 escolas da rede para a realização da matrícula.