Alimentação

A Autarquia Municipal de Educação (AME), por meio do seu Departamento de Alimentação Escolar, oferece diariamente cerca de 30 mil refeições para os alunos de sua rede, que permanecem em tempo integral nas unidades de ensino.

Nas escolas, as crianças são contempladas com café da manhã, almoço e café da tarde, enquanto que nos centros municipais de educação infantil (CMEIs) são servidos o café da manhã, o lanche da manhã, o almoço, o café da tarde, o lanche da tarde e o jantar.

Além disso, a AME disponibiliza fórmula infantil para os bebês com até seis meses de idade e alimentos especiais para estudantes que apresentam restrições alimentares, como diabetes e intolerância ao glúten e à lactose.

Os cardápios são sempre elaborados por uma equipe de nutricionistas, que também é responsável pela formação continuada das merendeiras e auxiliares de cozinha, por realizar o diagnóstico e acompanhar o estado nutricional dos alunos e por promover ações de educação alimentar junto aos estabelecimentos de ensino.

A variedade e a qualidade dos produtos, as proporções e as quantidades dos alimentos, bem como o suprimento mínimo de 70% das necessidades energéticas dos escolares são alguns dos critérios observados no planejamento dos menus.

O Departamento de Alimentação Escolar conta com uma câmara fria e com três vans exclusivas, sendo uma delas refrigerada, para o armazenamento e o transporte apropriados dos mantimentos.

Alimentação

Skip to content